quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Toma conta de mim, que "mim" vai precisar.

Acho que eu nunca tentei entender o valor de uma amizade. Não, claro, eu dou valor as minhas - e muito -, mas eu nunca pensei muito sobre o assunto. Tem aquela velha história de que amigos são as pessoas que estão lá nos momentos bons e nos ruins. Não, acho que não é só isso. Amizade é muito mais que momentos bons e ruins. É querer matar sua amiga na maior parte do dia, e se arrepender de ter pensado em matar, no final. É ser sincera, não importa o quanto seu amigo fique com raiva de você. É estar lá, independente de estar passando por um momento. Só estar. É não ficar desconfortável com o silêncio. É escutar, é falar. É chorar. É não estar lá no momento ruim, porque você não pode estar lá por qualquer motivo, ou por uma briga boba entre vocês que causou aquele momento ruim. Mas isso não significa que não quer estar lá. É se decepcionar. É se orgulhar. É conhecer a pessoa sem precisar de uma ficha técnica.
Eu sei, eu dou mais valor a alguns dos meus amigos do que eles dão a mim. Eu sei muito bem disso. Você também pode saber, perguntando a aquela pessoa que você sabe tudo sobre: "O que você sabe sobre mim?". Você está dando valor demais a alguém que não te dá quando não recebe resposta. Também dou valor de menos a aqueles que me dão demais. É parte de quem sou, dar valor a quem não merece. Mas é errando que se aprende, não é?
Não é?
Acho que ninguém percebe o quanto machuca falar algo como "e daí?" ou "tanto faz", ou não falar nada, não se importar, até passar por isso.
Mas ninguém é perfeito.
A pior decepção não é de ter levado um par de chifres do namorado, e sim ter levado uma facada nas costas de um amigo.
Namoro é paixão. Amizade é confiança.
Confiança em demasia.
E isso acaba com tudo. Quanto mais confiança, maior é a queda.
E amigo não vai ser substituído nunca, por mais parecido que seu novo amigo seja do antigo. Paixão, sim. Paixão sempre vai ter uma nova pessoa, quando paixão não significa amor.

"Toma conta de mim, que mim vai precisar"
Amizade é isso.
É tomar conta.

4 comentários:

  1. Maravilhosa, como sempre. Perfeito texto de auto-ajuda.

    ResponderExcluir
  2. lindo demais. eu nunca tive amigos então.

    ResponderExcluir
  3. Sempre esperamos um pouco de compreensão, um ombro e doses infinitas de verdade de um amigo, e quando isso nos é tirado, ou quando descobrimos que tudo não passou de falsa verdade é como um golpe forte e destrutivo. Adoráveis palavras Sofia.

    ResponderExcluir