quinta-feira, 19 de março de 2015

vamos falar de racismo

"somos todos iguais"

"negro que é racista com si próprio"


"mesmo sendo branco,
eu sou filho/neto de negro que estudou e venceu
por que você também não pode?"

"quer entrar numa universidade? estude"


***

Embora eu concorde (claro) que pra entrar numa universidade você tem que estudar, muita gente esquece que você precisa ter meios para estudar. Em escolas privadas, qual é a cor de pele predominante dos alunos? Na que eu estudei, era branco pra todo lado, gente morena também. Não consigo lembrar de alguém realmente negro. Eu, por exemplo, não sou negra.
Sou morena.

Sou morena. Estudei em escolas particulares minha vida toda e entrei pra universidade no primeiro ENEM que eu fiz. 

Quando eu estava no ensino médio, ver gente branca pra todo lado não me incomodava (até por que né, quando que ver gente branca incomoda? Se incomodasse, a presença de brancos não era tão forte em todos as mídias visuais - é só ligar a tevê ou abrir uma revista de moda e prestar atenção).

Eu tenho consciência de que não sei nada sobre o que um negro realmente sofre. Eu sempre estarei disposta a CALAR A BOCA e escutar quando um negro está falando. Você, branco com antepassados negros, também não sabe nada. Você não sofreu na pele. Ninguém te olhou torto numa loja achando que você ia roubar algo por causa da cor da sua pele. Ninguém te negou trabalho por que "é melhor pra empresa" que o trabalhador seja branco. Você venceu na loteria da vida.

Muito normal como a maior parte dos negros que eu vi na minha universidade estavam limpando o chão ao invés de estudando, né? Normal no sentido de comum, sim, é muito comum. Mas normal do sentido de aceitável, num país como o Brasil, onde grande parte da população é negra? Não. Nunca. Jamais.

Não abra a boca e diga que cor não faz diferença; cor faz muita diferença. Dizer que todos somos iguais é fechar os olhos pro racismo velado que está presente em todos os cenários do Brasil.

Então sim, quando o oprimido abrir a boca pra falar, você, no papel de opressor, cala a boca e escuta.

***

esclarecendo que eu sei que não são só negros que são pobres e estudam em escolas públicas, mas é sabido também que negros ganham salários mais baixos que brancos, e morrem mais cedo por motivos de condições de vida e violência.

sofi xx

Nenhum comentário:

Postar um comentário